Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick
© Freepick

A sociedade civil pode contribuir com propostas para ajudar o governo federal a enfrentar o racismo digital. O processo de escuta tem o objetivo de reunir dados, estudos de casos, evidências, diagnósticos e sugestões para combater a prática nas redes sociais, aplicativos de mensagens e de relacionamento, buscadores e outras ferramentas digitais.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Políticas Digitais, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. E, a ideia é que o material reunido seja usado para a produção de um documento com linguagem acessível e identidade visual atrativa a ser divulgado em eventos públicos e reuniões técnicas, como o Sistema de Justiça e as próprias plataformas digitais.

Como participar

Lançada nesta segunda-feira (1º), a Consulta Pública sobre o Combate ao Racismo nas Plataformas Digitais vai até 15 de outubro, no endereço gov.br/racismodigital.

Qualquer pessoa que tenha conta gov.br pode participar, basta entrar com a senha de usuário. Serão aceitas sugestões sobre temas como formas de violência racial online, impactos da inteligência artificial, mecanismos de denúncia, protocolos de resposta das plataformas, responsabilização e sugestões de políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *