Nesta etapa foram recuperados 1.400 aparelhos

Acesso internet celular
© Marcello Casal Jr/Agência Brasi

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início a mais uma etapa da Operação Rastreio, iniciativa para combater uma cadeia criminosa que atua na subtração e receptação de celulares. Nesta etapa serão devolvidos 1.400 aparelhos recuperados a seus legítimos proprietários.

As vítimas de roubos e furtos de aparelhos estão sendo chamadas para comparecer aos pontos de entrega nas datas informadas. O contato é feito por ligação ou mensagem de WhatsApp de telefones funcionais das delegacias. A restituição vai ocorrer ainda neste mês. Desde maio, os agentes já apreenderam mais de 4.700 celulares roubados ou furtados.

No final de junho, a Polícia Civil fez uma grande ação de devolução de aparelhos produtos de crime em posse de terceiros. Cerca de 3 mil usuários foram informados que deveriam devolver seus dispositivos em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária.

Após esse período, quem não devolveu o celular passou a ser alvo de investigação por receptação. Inquéritos estão sendo instaurados para apurar a responsabilidade criminal. Quem não compareceu à delegacia ainda pode fazer a entrega voluntária, na Cidade da Polícia, em pontos da região metropolitana ou nas delegacias policiais de cada município.

A Polícia Civil recomenda que consumidores interessados em adquirir aparelho celular procurem sempre lojas confiáveis, desconfiem de preços abaixo dos praticados no mercado e exijam sempre a nota fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *