Propostas vão guiar criação de regras para uso da tecnologia

Você tem alguma ideia para ajudar a construir um modelo para o desenvolvimento e uso responsável da inteligência artificial na educação? Então, é a hora de aproveitar e dar a sua sugestão ao Ministério da Educação que abre, nesta sexta-feira, 10, consulta pública para coleta de contribuições da sociedade civil de como essa ferramenta tecnológica poderia ser usada pela comunidade escolar.![]()
![]()
Podem participar educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores. Enfim, qualquer pessoa interessada no tema. Professores têm usado a Inteligência Artificial (IA) para planejamento de aulas e para personalizar trajetórias de aprendizagem. Especialmente para estudantes com diferentes necessidades. Então, o objetivo da consulta pública é aprimorar o uso dessa tecnologia.
Cada contribuição da sociedade civil vai ser agrupada em temas, como: direitos autorais; transparência; uso por faixa etária; acessibilidade; proteção de dados e o combate a vieses algorítmicos – que é quando um algoritmo de aprendizado de máquina produz resultados injustos ou discriminatórios e reforça preconceitos já existentes.
As sugestões vão ajudar a criar um referencial para a adoção de medidas e supervisão humana em todas as etapas, desde o alinhamento da IA às finalidades pedagógicas e segurança de dados, até as compras públicas e formação continuada dos profissionais da educação. A consulta do Ministério da Educação (MEC) fica aberta a partir desta sexta-feira (10) e vai até o dia 29 de outubro, na plataforma brasilparticipativo.presidencia.gov.br.

